Nossos Serviços

Animais Silvestres e Exóticos

Animais exóticos e silvestres estão cada vez mais presentes como animais de estimação, porém precisam de cuidados especiais.

Como estão fora de seus habitats naturais, precisam, de fato, de cuidados especiais e muita atenção durante a adaptação em casa. E assim como para cães e gatos, o ideal é levá-los para uma consulta no veterinário de animais silvestres ao menos uma vez por ano, e não somente quando eles estiverem doentes.

O médico veterinário em animais silvestres, além de possuir um conhecimento maior e mais aprofundado sobre esses pets, focam em suas necessidades, saúde e bem-estar.

A Duas Irmãs Veterinária oferece atendimento clínico e cirúrgico à esses animais, com profissionais especializados e preparados para realizar uma excelente consulta.

Animais de Pequeno Porte

A clínica médica de pequenos animais é uma importante atividade dentre as diversas conhecidas na prática da Medicina Veterinária. Sua maior atribuição está relacionada:

  • Ao diagnóstico e tratamento de morbidades;
  • No combate às zoonoses, participando também da saúde pública;
  • Indicativos de tratamento.

Muitas vezes, o paciente poderá ser encaminhado para o tratamento para outra especialidade, como da área cirúrgica.

Os animais precisam de exames regulares para prevenir doenças ou permitir que se faça um diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde. Um rápido diagnóstico facilita o tratamento e aumenta a chance de cura. Conheça um pouco mais sobre diagnostico:

Exames de Diagnóstico

  • Raio-X: é eficiente para identificar e acompanhar o tratamento de fraturas e luxações ortopédicas, avaliações pré-cirúrgicas, analisar estruturas e as suas integridades, identificação de corpo estranho, entre muitas outras funções.
  • Ultrassom: é importante para diagnosticar problemas cardíacos, pulmonares e urinários, identificar gestações, avaliar processos obstrutivos, acompanhar o desenvolvimento de neoplasias, entre outros.
  • Eletrocardiograma (ECG ou eletro): é um exame que mede a atividade elétrica do coração e é feito com um aparelhinho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente em checkups preventivos e exames pré-anestésicos. O objetivo do exame é ver se há alguma falha na condução elétrica pelo coração. O eletro é muito utilizado para flagrar arritmias e taquicardias ou bradicardias, quando o coração bate rápido ou devagar demais, respectivamente.
  • Ecocardiograma (Ecografia): é um tipo de exame obtido por meio da ultrassonografia cardíaca, que fornece imagens obtidas através do som. Esse tipo de avaliação permite observar o coração e possíveis alterações na sua estrutura e na circulação sanguínea.
  • Laboratoriais: é a execução e interpretação da Patologia Clínica, que é destinada ao auxílio-diagnóstico e prognóstico das enfermidades que acometem os animais. Alguns exemplos são o Hemograma completo, Pesquisa de Hematozoários, Histopatológico, exame de fezes e urina e outros.

Homeopatia

A homeopatia é um tratamento alternativo que vem crescendo nos últimos anos, é um tratamento para toda e qualquer doença, que cria condições para que o organismo se reequilibre, retomando seu estado saudável. Tem como base medicamentos naturais com princípios encontrados em plantas e minerais, que não provocam efeitos colaterais, além dos custos reduzidos com melhores benefícios. Suas vantagens são:

  • Não é invasiva: basta tomar alguns comprimidos ou gotas durante o dia, sem necessidade de agulhas, bisturis ou internação;
  • Não tem contraindicações: a homeopatia não causa alergias, pode ser aplicada junto com outras terapias e não possui contraindicações,
  • É acessível: é bem fácil encontrar remédios homeopáticos.

Problemas mais comuns tratados com Homeopatia: Ansiedade; Alergias, dermatite e coceiras; Automutilação, lambedura; Convulsão; Doenças autoimunes; Insuficiência/Doença renal; Doenças hormonais; Doenças crônicas e de repetição; Doenças gastrointestinais; Doenças respiratórias; Problemas de comportamento; Artrite e Artrose; Problemas coluna.

Nutrologia

Nutrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. É o nutrólogo que realiza o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, identifica possíveis erros alimentares, hábitos de vida ou estados, ele é o profissional apto para prescrever remédios e suplementos para o controle dessas patologias e solicitar exames laboratoriais.

  • A Alimentação Caseira (alimentação natural) ganha espaço no mundo pet, porém uma alimentação desbalanceada pode trazer consequências gravíssimas como desbalanços de nutrientes, desequilíbrio energético, anemia. Uma alimentação caseira responsável e balanceada deve ser feita por um profissional qualificado, que avalie o paciente, e que seja direcionada a ele, com os adequados níveis de suplementação de vitaminas e mineras. Esse tipo de alimentação consiste em uma dieta caseira balanceada, cozida e sem ossos.

É indicado para animais que possuem uma dessas doenças: Doença de pele (alergias); Diabetes; Insuficiência Renal; Animais que não comem; Colesterol e Triglicérides alto; Câncer; Pedras na bexiga; Pancreatite; e Doença Renal.

  • Os Nutracêuticos possuem, de forma concentrada, compostos bioativos provenientes dos alimentos naturais com o objetivo de ajudar em diversas funções do organismo. O uso dele para os pets já tem muitos adeptos que entendem os benefícios que podemos com esses alimentos. Isso porque alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora do estado de saúde e bem-estar. Além disso, reduz o aparecimento de doenças.

Medicina Veterinária Integrativa

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Integrativa (ABMVI), a Medicina Veterinária Integrativa leva em conta uma abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar o paciente em seu todo: corpo, mente e espírito. Para isso, utiliza tratamentos convencionais e terapias complementares, visando o bem-estar geral com qualidade de vida, focando nos aspectos físicos, psicológicos, emocionais, espirituais, sociais e de estilo de vida.

Para isso, faz uso de diversas abordagens terapêuticas, com a associação de tratamentos convencionais com terapias complementares como dietas nutricionais, fisioterapia, uso de florais, Acupuntura, Reiki, Homeopatia, Ozonioterapia, Magnetoterapia, Lazerterapia, entre outras.

Assim, a Medicina Veterinária Integrativa nada mais é que uma abordagem médica que busca reunir o melhor de todas as técnicas para encontrar uma solução que amenize a dor e melhore a qualidade de vida do animal.

  • Ozonioterapia: o ozônio age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização. Ele possui propriedades bactericidas, fungicidas e contra vírus, por isso é muito utilizado em tratamento de feridas infectadas.
  • Acupuntura: traz qualidade de vida para os animais e cura de diversas doenças, também ajuda no alivio de dores – sejam em pacientes jovens ou idosos. Com a acupuntura pode-se alcançar um efeito analgésico muitas vezes melhor, mais intenso, muito mais duradouro e sem nenhum efeito colateral.
  • Floral: os medicamentos florais são capazes de tratar além do físico, considerando o ambiente, a mente, o comportamento e a espiritualidade como promotores de saúde e bem-estar. As principais formas de administração utilizadas para animais são oral (no alimento, na água ou direto na boca) ou tópica (borrifando no corpo).
  • Aromaterapia: utilizada para tratar inúmeras patologias de forma mais saudável e sem agredir o organismo, além de aumentar a qualidade de vida dos animais. As vantagens conseguidas no tratamento com plantas medicinais são inegáveis: a ação biológica das plantas medicinais é eficaz, com baixa toxicidade e efeitos colaterais e deve ser aproveitada, uma vez que a natureza oferece gratuitamente a cura para as doenças.
  • Laserterapia: O laser possui uma ação anti-inflamatória local que pode reduzir a dor de lesões, por exemplo, de uma Artrose inflamada ou um edema pós-operatório. Também tem a capacidade de diminuir a velocidade de condução dos nervos de recepção da dor, ajudando a controlá-la. Estimula a divisão de células de regeneração no tecido, ajudando a acelerar a cicatrização.
  • Magnetoteraía: se baseia na aplicação de campos magnéticos no organismo de forma terapêutica, através de uma corrente elétrica, promovendo um alívio nas dores articulares, relaxamento muscular e melhora da inflamação local. É uma terapia indolor e que não emite qualquer tipo de som muito indicada para animais com problemas como Displasia Coxofemoral, Luxação Patelar e Artroses.
  • Medicina Canábica: A planta Cannabis Sativa é um fitoterápico potente, seus efeitos medicinais já são conhecidos e os estudos científicos já comprovam a sua eficácia para inúmeras situações. O óleo ajuda no controle de dor, na redução da ansiedade e agressividade, da rigidez muscular, da anorexia e da náusea, também o apetite, controla e previne episódios de convulsão, em doenças cardiovasculares, auxilia no controle de doenças autoimunes, sequelas de Cinomose, disfunções hepáticas e renais, dentre outras.

Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva ajuda a prevenir doenças em cães, gatos e outros animais, podendo evitar o adoecimento dos pets ou que doenças graves sejam detectadas precocemente e tenham mais chances de cura. Um dos principais benefícios de investir na prevenção é que ela proporciona mais qualidade de vida para os animais. Confira algumas ações que a clínica oferece ao praticar este trabalho preventivo em pets: Vacinação, exames de Check-up, Atestados de Saúde, Controle Parasitário, dentre outros.

  • Vacinação: Ajuda a proteger o seu pet contra doenças infecciosas, permitindo que ele permaneça saudável. Além de proteger as pessoas contra os agentes circulantes dessas doenças, prevenindo o contágio de um animal para o outro, ou mesmo para as pessoas.
    Vacinas para cães: Polivalente (V10 ou V8), Antirrábica, Gripe Canina e Giardia.
    Vacinas para gatos: Polivalente (V4) e Antirrábica
  • Check up: No check up veterinário, o animal será avaliado por completo. O profissional irá realizar anamnese, exames físicos, cardiológicos e, em alguns casos, exames laboratoriais.

Microchipagem

O Microchip é um dispositivo subcutâneo que permitisse obter a um só tempo várias informações médicas relevantes de um pet. É muito confundido com um rastreador com GPS, porém ele não tem essa função, e sim serve para armazenar informações importantes, como nome, raça, idade, histórico de doenças e, claro, os dados do tutor daquele pet. Assim, ao encontrar um pet perdido, é possível levá-lo ao veterinário para acessar as informações do microchip e entrar em contato com o tutor, já o histórico de saúde é útil para alertar sobre a necessidade de cuidados especiais.