Animais exóticos e silvestres estão cada vez mais presentes como animais de estimação, porém precisam de cuidados especiais.
Como estão fora de seus habitats naturais, precisam, de fato, de cuidados especiais e muita atenção durante a adaptação em casa. E assim como para cães e gatos, o ideal é levá-los para uma consulta no veterinário de animais silvestres ao menos uma vez por ano, e não somente quando eles estiverem doentes.
O médico veterinário em animais silvestres, além de possuir um conhecimento maior e mais aprofundado sobre esses pets, focam em suas necessidades, saúde e bem-estar.
A Duas Irmãs Veterinária oferece atendimento clínico e cirúrgico à esses animais, com profissionais especializados e preparados para realizar uma excelente consulta.
A clínica médica de pequenos animais é uma importante atividade dentre as diversas conhecidas na prática da Medicina Veterinária. Sua maior atribuição está relacionada:
Muitas vezes, o paciente poderá ser encaminhado para o tratamento para outra especialidade, como da área cirúrgica.
Os animais precisam de exames regulares para prevenir doenças ou permitir que se faça um diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde. Um rápido diagnóstico facilita o tratamento e aumenta a chance de cura. Conheça um pouco mais sobre diagnostico:
A homeopatia é um tratamento alternativo que vem crescendo nos últimos anos, é um tratamento para toda e qualquer doença, que cria condições para que o organismo se reequilibre, retomando seu estado saudável. Tem como base medicamentos naturais com princípios encontrados em plantas e minerais, que não provocam efeitos colaterais, além dos custos reduzidos com melhores benefícios. Suas vantagens são:
Problemas mais comuns tratados com Homeopatia: Ansiedade; Alergias, dermatite e coceiras; Automutilação, lambedura; Convulsão; Doenças autoimunes; Insuficiência/Doença renal; Doenças hormonais; Doenças crônicas e de repetição; Doenças gastrointestinais; Doenças respiratórias; Problemas de comportamento; Artrite e Artrose; Problemas coluna.
Nutrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. É o nutrólogo que realiza o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, identifica possíveis erros alimentares, hábitos de vida ou estados, ele é o profissional apto para prescrever remédios e suplementos para o controle dessas patologias e solicitar exames laboratoriais.
É indicado para animais que possuem uma dessas doenças: Doença de pele (alergias); Diabetes; Insuficiência Renal; Animais que não comem; Colesterol e Triglicérides alto; Câncer; Pedras na bexiga; Pancreatite; e Doença Renal.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Integrativa (ABMVI), a Medicina Veterinária Integrativa leva em conta uma abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar o paciente em seu todo: corpo, mente e espírito. Para isso, utiliza tratamentos convencionais e terapias complementares, visando o bem-estar geral com qualidade de vida, focando nos aspectos físicos, psicológicos, emocionais, espirituais, sociais e de estilo de vida.
Para isso, faz uso de diversas abordagens terapêuticas, com a associação de tratamentos convencionais com terapias complementares como dietas nutricionais, fisioterapia, uso de florais, Acupuntura, Reiki, Homeopatia, Ozonioterapia, Magnetoterapia, Lazerterapia, entre outras.
Assim, a Medicina Veterinária Integrativa nada mais é que uma abordagem médica que busca reunir o melhor de todas as técnicas para encontrar uma solução que amenize a dor e melhore a qualidade de vida do animal.
A Medicina Preventiva ajuda a prevenir doenças em cães, gatos e outros animais, podendo evitar o adoecimento dos pets ou que doenças graves sejam detectadas precocemente e tenham mais chances de cura. Um dos principais benefícios de investir na prevenção é que ela proporciona mais qualidade de vida para os animais. Confira algumas ações que a clínica oferece ao praticar este trabalho preventivo em pets: Vacinação, exames de Check-up, Atestados de Saúde, Controle Parasitário, dentre outros.
O Microchip é um dispositivo subcutâneo que permitisse obter a um só tempo várias informações médicas relevantes de um pet. É muito confundido com um rastreador com GPS, porém ele não tem essa função, e sim serve para armazenar informações importantes, como nome, raça, idade, histórico de doenças e, claro, os dados do tutor daquele pet. Assim, ao encontrar um pet perdido, é possível levá-lo ao veterinário para acessar as informações do microchip e entrar em contato com o tutor, já o histórico de saúde é útil para alertar sobre a necessidade de cuidados especiais.